top of page

4ª CORRIDA cidade de aveiro

Duas semanas depois da Meia Maratona de Lisboa, o regresso a provas de 10K. A aproveitar o final das férias da Páscoa das minhas filhas, primeira participação em provas longe de Évora e Lisboa, em Aveiro, cidade que não visitávamos há bastante tempo. Gostámos muito de Aveiro, que pareceu ser uma cidade muito agradável para se viver, com um centro relativamente pequeno e locais muito interessantes para correr, quer junto à ria quer nas ligações à Costa Nova e à Praia da Barra.


O sábado foi dedicado ao turismo e a rever amizades, com um grande passeio a pé por Aveiro e pela Costa Nova, o que, conjugado com o uso de sapatos novos, deu origem a uma bolha num pé. Felizmente, no dia seguinte já estava praticamente recuperado e a corrida não foi prejudicada.


A Corrida Cidade de Aveiro consistia num circuito composto por duas voltas, num percurso ondulante, com várias subidas e descidas relevantes. O início da prova foi duro, com uma subida bastante acentuada e ritmo elevado (km 1: 4:50). Infelizmente, parece estar a tornar-se hábito em qualquer prova em que participe estes inícios demasiados rápidos. Os restantes kms da primeira volta também foram realizados a bom ritmo, oscilando entre os 4:35 do km 3 e os 4:55 do km 4.


Os 4 primeiros kms da segunda volta (isto é, os kms 5-9) foram feitos a um ritmo médio de 4:53. Nesta fase surgiram os primeiros sinais de cansaço, mas sentia ainda uma reserva de energia para acelerar se necessário. Essa capacidade de aceleração confirmou-se no sprint final para a meta, tendo o último km sido percorrido a 4:35.


Assim, esta foi uma prova claramente bem sucedida:

​

- segunda prova consecutiva de 10K com todos os kms corridos a um ritmo médio inferior a 5 min/km;


- novo recorde pessoal em provas de 10K (a prova parece ter tido menos 40 metros do que os 10 000 previstos, mas o ritmo médio efectivo para os 9 960 metros foi de 4:47 min/km, inferior aos 4:49 do G. P. Natal).


De destacar ainda a primeira medalha de finisher que recebi fabricada pela Oficina das Medalhas. Claramente, a qualidade destas medalhas é bastante superior ao que é habitual nas provas do Sul do país. Em termos de organização, de lamentar a falta da água anunciada para o km 8.

​

Resumo

Tempo oficial líquido: 47:49
Ritmo efectivo: 4:48 min/km
Classificação geral: 204 / 505
Classificação escalão (M4549): 14 / 40

bottom of page