top of page

5ª CORRIDA JUMBO

Mais uma época, mais um início de competição na Corrida Jumbo, no Autódromo do Estoril, pelo terceiro ano consecutivo. Este ano, uma diferença importante em relação a épocas anteriores: ao contrário dos outros anos, primeiro estou a trabalhar a resistência, seguindo um plano de 16 semanas para a meia maratona; depois, trabalharei então a 'velocidade', seguindo um plano de treinos de 14 semanas para os 10K.

​

Com a Corrida Jumbo, conclui a oitava semana de treinos, terminando assim a primeira metade do plano para a meia maratona. Pela primeira vez, estou a cumprir o plano de forma quase integral, realizando 5 a 6 treinos por semana, em vez dos habituais 3 / 4. Com o aumento do número de treinos, naturalmente o número de kms corridos tem também aumentado bastante:

  • em Agosto bati o meu record de kms mensais corridos (267.6) por larga margem (o anterior record are de 208.5, obtido no mesmo mês do ano passado);

  • nas últimas 4 semanas a média de kms efectuados foi sempre superior a 60 kms, culminando com um total de 70 kms na semana que terminou hoje com a Corrida Jumbo.

​

O plano de treinos que estou a seguir está calibrado para a realização de uma meia maratona a 4:36 min/km e tem corrido bastante bem, tendo até ao momento conseguido cumprir todos os ritmos de treino definidos. Contudo, poucas têm sido as vezes que o treino incluiu corrida a ritmo de uma prova de 10K ou de distância inferior (a não ser por alguns segundos). Por isso, embora a forma como me tenho sentido me desse esperanças de logo nesta primeira prova bater o meu record pessoal dos 10K (estava mesmo muito confiante que isso aconteceria), não tinha a certeza de qual seria a melhor estratégia para a prova. Implicando o meu record pessoal uma média de 4:33 min/km, resolvi tentar correr entre os 4:30 e 4:35 na parte mais plana do percurso e enfrentar as várias subidas e descidas que caracterizam esta prova o mais perto possível desse intervalo. No entanto, o forte vento que se fez sentir neste sábado, baixou um pouco as expectativas que tinha colocado nesta prova.

 

Coloquei-me mais à frente que o habitual na linha de partida e tive uma saída muito forte, beneficiando do forte vento a favor nesta parte do percurso. Ao fim de 500 metros ia a um ritmo inferior a 4:00 min/km e, apesar do percurso ser a descer nesta parte, forcei-me a abrandar um pouco para não comprometer o resto da prova. Nesta fase fui passado por vários atletas, muitos dos quais sabia / pressentia que, a partir dos 2 kms, os voltaria a passar, como aliás aconteceu. Mesmo abrandando, o 1º km foi muito mais rápido que o planeado (4:08).

​

O 2º km incluiu uma subida acentuada mas mesmo assim consegui realizá-lo no bom tempo de 4:29. Sentindo-me bem, resolvi tentar manter-me abaixo dos 4:30 tanto tempo quanto possível, tendo os 3 kms seguintes sido realizados à média de 4:25 min/km. Os kms 6 e 7 eram ligeiramente a subir e o último incluia ainda uma parcela com forte vento contra. Por isso, estes kms foram corridos a um ritmo um pouco mais lento (média de 4:35 min/km). Contudo, ao contrário da maior parte das provas de 10K em que tenho participado, nesta fase da corrida continuava a sentir-me muito bem e consegui acelerar novamente, realizando os 3 últimos kms em 4:27, 4:22 e 4:21 minutos, respectivamente. De notar que a meta se situa no final de uma subida acentuada, por isso o tempo realizado no último km foi excepcional.

​

No final, senti uma satisfação enorme pelo record pessoal obtido. Considerando o tempo indicado pelo relógio aos 10K, realizei o tempo incrível de 44:11, à média de 4:25 min/km. Logo na primeira prova, e mesmo não estando a treinar especificamente para esta distância, record pessoal por mais de um minuto! E, em termos de tempo chip, menos 3 minutos e 38 segundos que na mesma prova em 2016! E 10 minutos e 58 segundos do que em 2015...

 

A Teresa e a Cristina também participaram na Corrida Jumbo, correndo nas provas dos Benjamins B e A, respectivamente. Ambas fizeram excelentes corridas, ficando classificadas, respectivamente, em 3º e 4º lugar nas respectivas provas.

 

Resumo

Tempo oficial líquido: 44:52

Tempo efectivo em 10K: 44:11
Ritmo efectivo: 4:25 min/km
Classificação geral: 92 / 594
Classificação escalão (M): 15 / 65

bottom of page