21ª Corrida das lezírias

Uma semana depois do G. P. Atlântico, a participação na Corrida das Lezírias, prova de 15,4 kms. Como esta era a minha primeira prova mais longa do que 10 km desde que quebrei a barreira dos 50 minutos nessa distância, estive algo indeciso acerca de qual seria o ritmo mais adequado para esta corrida. Optei por tentar correr a um ritmo de 5:10 min/km como forma de ensaio para a Meia Maratona de Lisboa, a realizar daqui a duas semanas.

 

A exemplo de várias das provas anteriores, a véspera da corrida foi caracterizada por tempo chuvoso e ventoso. Contudo, também mais uma vez, a manhã da corrida estava relativamente agradável, embora tenham caído uns chuviscos mesmo antes da partida. O percurso antevia-se (e confirmou-se) agradável, com as partes iniciais e finais em alcatrão (cerca de 6 kms) e a parte central em terra batida, junto ao Rio Tejo. A separar as duas partes da prova, a ponte de Vila Franca de Xira, situada em plano bem mais elevado que as duas margens do rio e a deixar algum receio para a parte final da corrida.

 

A prova correu muito bem, tendo sido a primeira vez que consegui correr de forma disciplinada. Os primeiros 12 kms foram muito bons, tendo sido corridos ligeiramente mais rápidos do que o planeado, mas mesmo assim de forma relativamente contida. Nesta fase da corrida, todos os kms foram corridos num ritmo muito uniforme, sempre entre 4:59 e 5:07 min/km. A partir do meio da prova, comecei a ultrapassar bastante atletas que claramente tinham partido num ritmo demasiado elevado para a sua capacidade.


Os últimos kms, já em alcatrão, também foram muito bons: o Km 13, na subida para a ponte de regresso a V. F. Xira, foi realizado em 5:20, tendo continuado a ultrapassar muitos atletas; e os últimos 2,4 kms foram corridos a uma média de 4:43 min/km! No final, record pessoal dos 15K por mais de 5 minutos e excelente ensaio para a Meia Maratona de Lisboa!


Pela primeira vez, também como teste para a Meia Maratona de Lisboa, tomei um gel (High5) durante a prova, o que talvez tenha contribuído para a capacidade de aceleração final.

A Teresa e a Cristina participaram nas provas para Benjamins com excelentes prestações:

- Teresa: 16ª em 37 atletas (Benjamins B, 9-10 anos, femininos, 800 metros)


- Cristina: 21ª em 62 atletas (Benjamins A, 6-8 anos, femininos, 400 metros)

Resumo

Tempo oficial líquido: 1:17:20
Ritmo efectivo: 5:02 min/km
Classificação geral: 654 / 1577
Classificação escalão (M4549): 91 / 198

Vídeos:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now