22ª CORRIDA cidade de VENDAS NOVAS

Finalmente a primeira prova de 10K no Alentejo. Após semana surpreendemente com muita chuva, o dia da prova amanheceu sem nuvens, o que levantou de imediato o receio do calor poder vir a afectar a prova, a qual teria início apenas às 10horas e 45 minutos.


Chegada a Vendas Novas por volta das 8 horas, com levantamento imediato dos dorsais. Desta vez, também a Esmeralda, a Teresa e a Cristina participariam em provas cronometradas. As corridas delas realizaram-se antes da prova principal dos 10K, destacando-se o quarto lugar da Teresa no seu escalão:


- Esmeralda: 54ª / 71 (5K, 32:51, novo recorde pessoal)


- Teresa: 4ª / 10 (Benjamins B, femininos, 1000 metros)


- Cristina: 7ª / 10 (Benjamins A, femininos, 500 metros)

 

Chegada a hora da minha prova, a temperatura já estava demasiado elevada para o meu gosto. O início foi muito rápido, com o primeiro km a 4:34 e até ao km 5 sempre abaixo dos 5:00 min/km, com novo record pessoal aos 5K: 23:42. Na segunda metade da prova, o calor excessivo começou a fazer efeito, levando ao abrandamento do ritmo. Mesmo assim, apenas o último km foi feito acima de 5 min/km (5:05). Também o facto do percurso se ter revelado, de forma surpreendente para quem conhece o centro de Vendas Novas, um pouco mais ondulado do que o esperado prejudicou a prestação nesta prova. De qualquer forma, bom tempo no final, ao nível do realizado no G. P. Atlântico e apenas aquém das corridas de Aveiro e do G. P. Natal.


Esta prova teve uma grande densidade de resultados abaixo dos 45 minutos, levando a que em termos relativos tenha sido a minha pior prestação do ano (percentil 32,9).
 
Em geral, gostei da organização desta prova, a qual foi alvo, através do Facebook, de uma grande divulgação nas semanas anteriores. Entre outros aspectos, de destacar o kit de finisher, que incluiu oferta de isotónico e medalha da Oficina das Medalhas, a presença de marcadores de ritmo e a disponibilização de uma boa reportagem fotográfica e em vídeo da prova. Como pontos menos positivos, a não divulgação dos tempos líquidos, o percurso por ruas secundárias e pouco interessantes e, dado o calor, a ausência de mais um abastecimento de água.

Resumo

Tempo oficial bruto: 49:08
Tempo efectivo em 10K: 48:27
Ritmo efectivo: 4:51 min/km
Classificação geral: 241 / 358
Classificação escalão (M4549): 37 / 48

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now